15 de outubro de 2014

PRONTO, FALEI: RESUMO DO NOVO CENÁRIO POLÍTICO EM CARNAÚBA OS DANTAS


É interessante ver o quanto os acordos políticos das eleições estaduais e nacionais afetam as lideranças locais de cada cidade. Em Carnaúba dos Dantas não é diferente, alguns lideres saíram fortalecidos e outros amargam um certo enfraquecimento, que influenciará o cenário político para as próximas eleições municipais.

Antes das eleições, como de costume, foram feitas várias pesquisas para avaliar os nomes dos chamados "lideres" políticos de Carnaúba dos Dantas, pesquisas encomendas por grandes autarquias, visando saber qual nome seria o mais indicado para te-lo do seu lado apoiando nesta eleição. Entre os nomes citados estavam, Nana Medeiros, Drº Sergio Eduardo, Zeca Pantaleão, Boboca, Valdenor e Gilson Dantas.

Este ano, por um motivo ou outro, estes líderes fizeram suas escolhas em apoiar candidatos, não apenas por fidelidade partidária, e sim, escolheram fazer parte de vários acordos, até mesmo com outros partidos em que historicamente foram rivais por muitos anos.

Para entender um pouco o cenário local pegaremos como base a campanha de Henrique Alves. Que conseguiu aglomerar uma grande parte dos partidos políticos, destes, alguns com uma longa história de rivalidade em muitos municípios do nosso estado. Diante desta situação, prefeitos avaliaram qual seria o melhor caminho a seguir, a quem escolheriam apoiar nesta eleição; um candidato com uma grande coligação, com mais de 40 anos de vida pública, onde a mídia o colocavam como já sendo o próximo governador ou ser fiel a coerência partidária pensando em preservar a fidelidade de seu eleitor?

Em Carnaúba dos Dantas, o prefeito Drº Sergio Eduardo e o ex-prefeito Boboca, optaram por apoiar Henrique, mesmo sendo do partido que lhes são oposição na cidade; Zeca Pantaleão e Gilson Dantas também o apoiaram por já terem história dentro do (PMDB). A vice-prefeita Nana Medeiros contrariando seus aliados de administração decidiu apoiar Robinson Faria, que também recebeu apoio de Valdenor Araújo.

Após as contagens finais de votos, para uns, teve conquista com sabor de derrota; para outros, o simples fato de ter lutado ao lado da pessoa certa, saiu desta eleição mais fortalecidos. É o caso da vice-prefeita Nana Medeiros, que apostou em Robinson Faria, enquanto outros afirmavam que ele era fraco e perderia no 1° turno. Para ela, o seu candidato ter ido para o segundo turno so-ou como uma vitória, ainda mais porque em Carnaúba dos Dantas Robinson teve 1310 votos, apenas 575 á menos que Henrique, o qual contava com o apoio dos outros líderes políticos. Por outro lado o (PMDB) de Henrique também se fortaleceu, e até Zeca Pantaleão, que alguns julgavam "morto" politicamente, ressurgiu com a vitória do seu "bacurau" em Carnaúba dos Dantas.

Nenhum comentário: