29 de agosto de 2013

RESULTADO DA PESQUISA FEITA PELO BLOG CARNAÚBA FOTOS



Neste mês de agosto o JCN, fez uma pesquisa através do nosso blog, para saber a opinião dos internautas sobre a atuação dos vereadores da cidade de Carnaúba dos Dantas. Por um erro técnico a enquete foi sabotada, pois através deste erro no blog qualquer pessoa podia votar inúmeras vezes e em quantos nomes quisesse. Este fato fez com que a enquete perdesse seu valor, já que alguém poderia votar varias e varias vezes no mesmo vereador. 

O resultado seria publicado em nosso jornal impresso também, porém em virtude do ocorrido não poderemos publicá-lo, pois ele não condiz com o resultado correto. Em virtude de tudo, pedimos desculpas a todos que participaram e prometemos fazer outra enquete no futuro, tomando as precauções necessárias para que este erro não se repita.

CERAMISTAS DE PARELHAS SE REÚNEM PARA DISCUTIR O REAPROVEITAMENTO DO CACO DE TELHA


Na manhã desta terça-feira (27), Ceramistas do município de Parelhas se reuniram com representantes da Secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca, Contadores e Associação de Mineradores.

O objetivo da reunião foi discutir o reaproveitamento do caco de telha, sobre como reaproveita-lo sem desperdiça-lo e como montar um moinho para transformar o caco em piso.

PREFEITO DE PARELHAS FRANCISCO MEDEIROS SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA EMPRESA QUE ESTA EXECUTANDO A OBRA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICIPIO


O Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros se reuniu na manhã desta terça-feira (27), com representantes da empresa Canteiro Construções LTDA, responsável pela obra de saneamento básico que está sendo executada no município.

O encontro que contou com a presença da equipe da Rádio Rural AM de Parelhas foi discutir junto aos representantes da empresa, ações no tocante a execução e agilidade das ações junto aos moradores dos bairros beneficiados.

Os recursos do Governo Federal foram conseguidos através do Deputado Federal Henrique Alves. O valor da obra ultrapassa os 8 milhões de Reais. O serviço está sendo executado pela CAERN que desenvolveu o projeto que pretende deixar o município completamente saneado.

O Prefeito Francisco Medeiros afirma que a obra é “estruturante e muito importante, pois envolve a preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, uma vez que com o saneamento as doenças diminuem. Saneamento também é saúde”.

COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA A FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM JARDIM DO SERIDÓ

A cidade de Jardim do Seridó celebrará de 29 de agosto a 8 de setembro mais uma Festa do Sagrado Coração de Jesus. A abertura acontecerá nesta quinta-feira (29), com Procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição às 19 horas (7 da noite) com a bandeira da Festa até o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aonde ocorrerá hasteamento das bandeiras e Santa Missa, celebrada pelo Emanuel Medeiros de Araújo. O novenário ocorrerá todas as noites às 19h30 no Santuário.

A festa de 2013 será concluída no dia 8 de setembro (domingo) com a Solenidade da Natividade de Nossa Senhora (Dia da Festa). Às 7 horas da manhã haverá Santa Missa na Matriz. Às 10 horas ocorrerá a Missa Solene da Festa no Santuário e às 17 horas procissão de encerramento pelas ruas da cidade com a veneranda imagem do Sagrado Coração de Jesus. Ao chegar ao Santuário, Bênção do Santíssimo Sacramento, palavras de agradecimento, resultado financeiro parcial da Festa e arriamento das bandeiras.

A Festa deste ano tem como tema central: Coração de Jesus, um coração eternamente jovem! “Neste Ano da Fé, ainda contagiados com a Jornada Mundial da Juventude queremos, assim, expressar a nossa comunhão com a Igreja, Corpo místico de Cristo, apresentando a todos e, principalmente, aos jovens a beleza de se estar no seguimento de Jesus. O Sagrado Coração de Jesus é um coração eternamente jovem, disponível, acolhedor que vai ao encontro das pessoas aflitas e oprimidas”, diz a mensagem do administrador paroquial, Padre Emanuel Araújo.

28 de agosto de 2013

EDILZA MEDEIROS: DE APRENDIZ A CHOURICEIRA...

Edilza Medeiros fazendo o chouriço


















Contato: (84) 8841-1923

Como iguaria do nosso Seridó, o Chouriço já foi tema de estudos e documentários televisivos, onde de forma bem rápida, e até curiosa, foram mostrados alguns momentos da confecção do doce. Entretanto, em determinadas narrativas, foram deixadas meio que de lado, a figura da doceira, despertando a curiosidade de muitos, em saber quem são essas raras mulheres que prazerosamente, “gastam seu tempo” na confecção do chouriço de porco.

Em Carnaúba dos Dantas, especificamente, quando se fala de bons chouriços, vem a memória dos apreciadores, o nome de Maria de Joca, a “Mãe Joca”, doceira de mão cheia, que em tempos e tempos, deliciava os carnaubenses na oferta do gostoso doce de sangue de porco. E foram poucas, aquelas que se igualaram a tão prendada doceira: Nomes como Dondon de Baeta, Maria Tomaz, Dona Angelita, Terezinha de Dondon, e outras poucas... Hoje, em meados de dois mil e doze, na cidade de Carnaúba dos Dantas, o  chouriço vem sendo confeccionado por algumas poucas culinaristas.

O fazer chouriço envolve uma série de outras atividades estudadas por curiosos especialistas gastronômicos. Mas a forma de fazer, ao longo de décadas, tem se tornado um momento especial, considerando a rara existencia de culinaristas que saibam fazer essa iguaria, de sabor temperado e cheiro adocicado, apreciada por alguns, e por vezes, não apreciada por outros pela falta de sensibilidade gastronômica, diante do “estranho doce de sangue de porco.”

E de aprendiz a doceira, de doceira a chouriceira, aprendiz do ofício da chourizada, a dona de casa Edilza Medeiros, carinhosamente conhecida por “Pinha”, se tornou uma chouriceira de renome. Dona Pinha cria o porco, mata, trata e escolhe aquele mais especial para retirar banha e sangue para feitura do doce. É um ofício de poucos, já que exige tempo e dedicação no lidar com os animais que precisam de engorda e trato, num ir e vir diário à pocilga de criação.

Mas o certo é que: Em dias distantes, quando São Pedro balançar a chave do céu e fizer a chamada profissional das boas culinaristas do exótico doce de sangue, com certeza, ele vai chamar atenção e dizer: Dona Edilza, uma grande chouriceira!! 

Matéria: Jornal Carnaúba Notícias

VIVALDO FAZ PLEITOS IMPORTANTES PARA MELHORAR A SEGURANÇA DO SERIDÓ


Preocupado com a onda de violência no Seridó o deputado Vivaldo Costa encaminhou a governadora Rosalba Ciarlini, bem como, ao secretário da Segurança Pública Aldair da Rocha e ao Comandante Geral da Polícia Militar Cel. Francisco Araújo, para que aumente o efetivo militar da cidade de Caicó. O Papa Jerimum pediu ainda para que seja implantada uma nova base fixa de policiamento, para ampliar a efetiva segurança da maior cidade do Seridó. 

“O que venho solicitar é que seja realizado o aumento do efetivo policial militar bem como a implantação de uma nova  base fixa de policiamento para atender à demanda da área urbana. Antes o nosso Seridó era considerado pacato, mas infelizmente até a violência se globalizou e chegou a todos os lugares. Isso nos preocupa”, defendeu Vivaldo.

VEM AI A FESTA DE ANIVERSÁRIO DA RÁDIO 93 FM EM CARNAÚBA DOS DANTAS


ALIADA DE JOÃO MAIA VAI OCUPAR PASTA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO GOVERNO DE ROSALBA

O nome que vai substituir  Luís Eduardo Carneiro na secretaria de Assistência Social do governo do Estado já foi definido:

O da ex-prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, que antes ocupava o cargo de secretária especial de Rosalba. Srhirley é filiada ao Partido da República e ligada ao deputado federal e presidente do PR no Rio Grande do Norte, João Maia.

“MINHA CANDIDATA É ROSALBA. RESTA SABER SE ELA É CANDIDATA”, DIZ JOSÉ AGRIPINO


Thaisa Galvão destaca em seu Blog que governistas que trabalham a hipótese da governadora Rosalba Ciarlini não disputar a reeleição, começam a buscar nomes no próprio DEM para garantirem uma candidatura própria. O nome mais forte e mais falado tem sido o do senador José Agripino Maia, presidente nacional do Democratas.

Depois de muita cogitação, o deputado estadual Leonardo Nogueira, com mandato conquistado via DEM, sugeriu que, caso Rosalba esteja fora do processo da sucessão, o candidato seja Agripino, que já foi duas vezes governador.

Perguntei há pouco ao senador democrata se ele toparia.
José Agripino – Minha candidata é Rosalba. Resta saber se ela é candidata. Mas mantenho minha condição de antes.

Thaisa Galvão – E se a governadora decidir que não será candidata?
José Agripino – Não cogito essa hipótese. Em função da posição que ocupo no cenário do DEM, qualquer alteração no plano local terei que submeter ao partido. Mesmo assim essa hipótese eu não cogito porque quem tem candidato não tem um Plano B.

COLAPSO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA ATINGE 11 CIDADES DO RN

No  Itans, que atende o Seridó, o nível de água está
em 18,2% da capacidade total (Foto: Sidney Silva)

A falta de chuvas e os baixos níveis nos reservatórios de água gerou colapsos no abastecimento de 11 cidades atendidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A perspectiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é que esse número aumente no segundo semestre, quando as chuvas tendem a diminuir. A Caern atende 153 dos 167 municípios do RN.
saiba mais

As cidades com serviços paralisados estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira, Equador, São José do Seridó,  Jucurutu, Riacho de Santana, João Dias e Carnaúba dos Dantas. 

O gerente regional da Caern no Seridó, José Nilson Araújo, disse que as comportas da barragem Coremas (PB) foram abertas há 16 dias e espera que a água chegue até o final desta semana para religar o abastecimento de Jucurutu.

Na avaliação da coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arc Freire de Medeiros, praticamente todos os reservatórios do estado estão sofrendo perdas quanto aos níveis de água. "No período chuvoso alguns melhoraram a situação, mas outros não. A tendência é que todos diminuam no segundo semestre", analisa. De acordo com a coordenadora, a recomendação é que os moradores tenham cuidados no uso da água, evitando desperdícios.

Diversos reservatórios estão com níveis considerados alarmantes pela Semarh. Os reservatórios de Zangarelhas e Cruzeta, por exemplo, apresentam índices de 7,66% e 6,51%. Ambos estão localizados na Bacia Piranhas/Açu. "Estão praticamente vazios", ressalta a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos. No reservatório Itans, que abastece cidades da região Seridó, o nível é de 18,2%.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO TEM NOVOS TITULARES

O Diário Oficial do Estado publica nesta quarta-feira, dia 28, a nomeação dos jornalistas Paulo Araújo e Glacia Marillac para os cargos de Assessor de Comunicação Social e de Coordenadora Geral da Assessoria de Comunicação Social, respectivamente, do Governo do Estado.
Formado em jornalismo pela UFRN, onde também é aluno do curso de Gestão de Políticas Públicas, Paulo trabalhou por dez anos na Editora Abril, em São Paulo, foi consultor do Jornal de Economia e Finanças de Angola, secretário-adjunto de comunicação social da prefeitura de Natal, diretor de jornalismo das TVs Ponta Negra, SIM TV, editor da Revista da Assembléia Legislativa, professor do Intituto do Legislativo Potiguar e é autor do livro “Como Se Fossem Letras” (ed. Jovens Escribas), lançado em março.
Glácia Marillac é formada em jornalismo pela UFRN e pós graduanda em mídias sociais, com atuação nas redações da TV Universitária, TV Bandeirantes, InterTV Cabugi e TV Assembleia. Também trabalhou como assessora de imprensa do Tribunal de Justiça do RN, Ministério da Cultura, Faculdade Câmara Cascudo, Secretaria de Transportes da Prefeitura de Natal e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do RN.

27 de agosto de 2013

HERMANO SOLICITA PRÉDIO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORÂNIA

Assim como fez para o município de Parelhas, o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) solicitou à Secretaria Estadual de Tributação a cessão de um prédio público para ser utilizado pela Câmara Municipal de Florânia. Hermano estava acompanhado do presidente da CMF, vereador João Maria, e do ex-prefeito Sinval Salomão.
O uso do prédio da Coletoria Estadual em Florânia, localizado vizinho à Câmara Municipal e atualmente desativado, possibilitará a expansão da estrutura da Casa, proporcionando aos vereadores e à população a estrutura condizendo à importância do trabalho realizado. Além disso, a CMF se compromete a revitalizar e zelar pela estrutura do prédio.
O pedido será encaminhado à Assessoria Técnica da Secretaria de Tributação.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEFINE OS DETALHES DA SEMANA DA PÁTRIA EM CAICÓ


Na tarde desta segunda-feira (26) a secretária de Educação de Caicó, Socorro Mariz e a sua adjunta Milena Gomes estiveram reunidas com os diretores das escolas com o objetivo de definir detalhes relacionados à Semana da Pátria, a comemoração dos 94 anos da Biblioteca Pública Olegário Vale, que terá uma programação especial de 09 a 13 de Setembro e a Assembleia Cidadã nos dias 11 e 12 de setembro. 

Todos julgaram os eventos como importantes para educação, pois reforça o patriotismo no caso da semana da pátria, a história da biblioteca e o valor que a mesma tem para toda comunidade, e a prática pedagógica que será trabalhada com a vinda da Assembleia Cidadã, pois terão momentos de recreação, palestras e oficinas, tanto para as crianças como para os professores. 

Em breve será divulgada toda a programação da comemoração dos 94 anos da Biblioteca, mas fica o convite para todos os alunos da rede municipal participar da competição da melhor redação com a temática: a importância da leitura e de uma biblioteca na vida do homem. Serão premiadas as 03 melhores redações, esta semana as equipes da secretaria e da biblioteca estarão realizando a divulgação nas escolas.  A premiação é surpresa, mas garantiram que será uma maravilhosa premiação.

GOVERNADORA TRANQÜILIZA REPRESENTANTES DA IGREJA SOBRE EFEITOS DA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE OITICICA


Em reunião convocada pela própria governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, a chefe do Executivo Estadual tranqüilizou os representantes da Igreja Católica sobre os efeitos da construção da Barragem de Oiticica às comunidades atingidas pela obra. A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira (26), na Governadoria. A ordem de serviço para construção da Barragem foi assinada no dia 3 de junho deste ano, quando a presidenta da República, Dilma Rousseff, esteve em Natal.

A governadora Rosalba Ciarlini lembrou que a Barragem de Oiticica, tão sonhada há mais de 50 anos,  teve os primeiros estudos cadastrais elaborados no ano de 2005.  Por isso, há a necessidade de realizar uma atualização cadastral com georreferenciamento das famílias que podem ser desapropriadas ou realocadas. O recadastramento será iniciado a partir do próximo dia 2 de setembro.

“A Barragem de Oiticica já começa a se transformar em realidade e a preocupação da sociedade envolve o processo das desapropriações. A reunião serviu para que pudéssemos, em conjunto, somar esforços para que todas as etapas possam ser resolvidas com a participação da comunidade para que ninguém seja prejudicado. Pelo contrário, queremos anexar ações para que eles sejam beneficiados pelas águas tão sonhadas da Barragem de Oiticica”, afirmou a governadora, acrescentando que um novo cadastro será necessário, pois a realidade das famílias é diferente daquela constatada há oito anos.

Para o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a reunião foi bastante proveitosa, pois vários pontos foram esclarecidos. “Não somos contra a Barragem, pois sempre seremos a favor da água, mas zelamos para que os processos sejam bem encaminhados tendo em vista os interesses e direitos da população desapropriada, o que será inevitável”, pontuou Dom Jaime.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, em torno de 330 mil habitantes de 17 cidades da região do Seridó serão beneficiados diretamente. Além do benefício direto, vários municípios do Vale do Açu também serão beneficiados com a contenção de cheias. “O canteiro de obras já está estruturado e todos os processos de início de obra estão sendo realizados. O Governo do Estado tem todo o interesse de democratizar o processo de decisão no que se refere às desapropriações e reassentamento destas famílias”, explica o titular da Semarh.

A Barragem de Oiticica tem capacidade de acumulação de 556 milhões de metros cúbicos e será o terceiro maior reservatório do Estado. Esta capacidade de acumulação proporciona uma possibilidade de abastecimento de mais de um milhão de habitantes. Para a execução da obra estão sendo investidos recursos federais na ordem de R$ 311 milhões, dos quais R$ 19 milhões de contrapartida do Governo do Estado. Os recursos referentes à primeira parcela – no valor de R$ 20 milhões do Governo Federal e R$ 1,7 milhão do Governo do Estado – já estão assegurados.

Também participaram da reunião, a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; o consultor geral do Estado, José Marcelo; técnicos da Semarh; além do administrador diocesano de Caicó, Pe. Ivanoff Pereira; e do Pe. Flávio Augusto, representando Dom Mariano Manzano, da Diocese de Mossoró.

26 de agosto de 2013

PREFEITURA DE CRUZETA CUMPRE DÉFICIT COM PROFESSORES


A Prefeitura de Cruzeta, mais uma vez, mostra compromisso com seus servidores. O prefeito Nena Dantas antecipa pagamento do processo que trata das contas dos recursos do FUNDEF recebidos pela Prefeitura Municipal de Cruzeta no ano de 2001, que como resultado da análise do Corpo Instrutivo apontava um déficit na aplicação da verba dos 60% no valor de R$ 64.326,73 (sessenta e quatro mil, trezentos e vinte e seis reais, setenta centavos) valor que determinava fosse remanejado à conta do FUNDEF mediante apresentação de Plano de aplicação apresentado pelo Tribunal de Contas, para pagamento aos professores.

Faltando apenas 09 (nove) parcelas para o cumprimento do Acordão nº 488/2011, a prefeitura quita mais esse débito de uma só vez, agora no mês de agosto, para com seus professores.


Isso mostra a competência da gestão Nena Dantas e sua preocupação em manter em dia o salário dos funcionários da Prefeitura de Cruzeta.

LOJA STUDIO MODA INAUGUROU SUAS NOVAS INSTALAÇÕES

Na hora da inauguração: Noelson,Sávio, Babá e Maria Rita 
Aconteceu na noite deste domingo (25), a grande inauguração das novas instalações da Loja Studio Moda em Carnaúba dos Dantas.
Padre Valdir dando a benção do local

A programação iniciou com a bênção do local através do Padre Valdir Dantas.

A população carnaubense prestigiou a grande inauguração das novas instalações da loja Studio Moda aqui em nossa cidade.

JOVEM ACARIENSE ENCONTRA-SE DESAPARECIDA

Leio no blog do Rodrigo Raniere que a jovem Luana Beatriz, filha de Preta, irmã das professoras Alécia e Maria Alexandre encontra-se desaparecida desde o último sábado (24). 

A última vez que foi vista Luana estava se preparando para dormir,mas no sábado pela manhã não se encontrava em seu quarto.

Quem tiver informações sobre o seu paradeiro basta ligar para 9979-9559 ou 9935- 0919. Luana mora na Rua  Aurélio Pires, 292, no bairro Luiz Gonzaga, com a sua avó Valdeci.

A familia agradece a todos que se empenharem na localização de Luana Beatriz.

GRAVE ACIDENTE FOI REGISTRADO NESTA SEGUNDA NA RN 086 EM PARELHAS















Por volta das 07h10 da manhã desta Segunda-Feira (26/08), foi registrado um grave acidente na RN 086, trecho que liga a comunidade Rajada ao Município de Parelhas.

O veículo envolvido no acidente foi um caminhão de cor branca, de placas MNJ 5655, da cidade de Várzea na Paraíba.

No momento do acidente o caminhão estava sendo conduzido por Luciano da Costa Lucena.

Segundo informações, o caminhão apresentou falha mecânica, onde o condutor veio a perder o controle caindo em um pontilhão existente no local.

Também estava no veículo no momento do fato Fagner Araújo da Silva de 25 anos, e Jean Carlos de Medeiros de 27 anos.

As vitimas foram socorridas para o Hospital de cidade de Acarí pelas ambulâncias das cidades de Carnaúba dos Dantas e Acarí.

As vitimas receberam os primeiros atendimentos médicos e em seguida dada a gravidade dos ferimentos foram transferidos para Natal Fagner Araújo da Silva e Jean Carlos de Medeiros.

O motorista Luciano da Costa ficou em observação médica no Hospital de Acarí.

O caminhão seguia da cidade de Várzea na Paraíba com um carregamento de açúcar que seria entregue em cidades do Seridó.

A Polícia Militar da cidade de Parelhas esteve presente no local organizando o trânsito, até a chegada do policiamento de trânsito para as medidas de praxe.

PESQUISA DA CONSULT, EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO MOSTRA QUE SERIDÓ PERMANECERIA HOJE COM TRÊS DEPUTADOS ESTADUAIS


O Seridó é uma região importante e tem um cacife eleitoral considerável. O instituto Consult entrevistou 1.700 eleitores entre os dias 14 à 18 de Agosto em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Observando os dados para a Assembleia Legislativa, a atual bancada da região seria reeleita. Considera-se a analise em 24 vagas. 

Desempenho dos nomes do Seridó, segundo a Consult

Vivaldo Costa – Em sexto lugar com 0,47%
Ezequiel Ferreira – 11º com 0,35%
Nelter Queiroz – 17º obteve 0,24%

Foram lembrados ainda: 
Franciele Lopes – Ex-candidata a prefeita de Caicó – 0,12%
Geraldo Gomes – Ex-prefeito de Currais Novos – 0,6%

24 de agosto de 2013

LOJA STUDIO MODA INAUGURA SUAS NOVAS INSTALAÇÕES NESTE DOMINGO (25) APÓS A MISSA


Acontece neste domingo (25) após a Santa Missa, a grande inauguração das novas instalações da loja Studio Moda, dos proprietários Babá e Noelson.

Além de clientes e amigos, o evento reunirá a comunidade carnaubense em geral, numa noite de festa e confraternização, concretizando mais uma etapa da construção da Loja Studio Moda em nossa cidade, Carnaúba dos Dantas /RN.

47 PREFEITURAS POTIGUARES NÃO TÊM DÍVIDAS COM A JUSTIÇA DO TRABALHO, SENDO 14 MUNICÍPIOS DO SERIDÓ

Segundo o Serviço de Precatórios Requisitórios do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN), 47 prefeituras potiguares não têm dívidas com a Justiça do Trabalho, o que corresponde a 28% do total. Eis a lista, onde os municípios do Seridó estão em negrito:

Acari, Alexandria, Baía Formosa, Bento Fernandes, Bodó, Caiçara do Norte, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Equador, Espírito Santo e Fernando Pedroza, Ipueira, Itajá, Itaú, Jaçanã, Jardim do Seridó, João Câmara, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Lucrécia, Martins, Maxaranguape, Montanhas, Olho D’água dos Borges, Ouro Branco, Poço Branco, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Riachuelo, Rio do Fogo e Rodolfo Fernandes, Santana do Seridó, São João do Sabugi, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Tibau do Sul, Timbaúba dos Batistas, Umarizal e Várzea.

O CLIMA VOLTOU A ESQUENTAR NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CRUZETA NESTA SEXTA-FEIRA (23)


O clima voltou a esquentar na noite desta sexta-feira (23), na sessão da Câmara Municipal de Cruzeta/RN. Na pauta, os vereadores voltaram a discutir sobre a aprovação da Previdência Própria e em seguida deram continuidade a sessão, passando para ordem do dia.

Durante as discussões houve trocas de acusações e xingamentos entre os senhores vereadores (as) da situação e oposição.

HENRIQUE ALVES AFIRMA QUE NÃO TEM COMO EVITAR ROMPIMENTO DO PMDB COM ROSALBA CIARLINI

O último elo está prestes a se romper: O presidente da Câmara Federal e presidente estadual do PMDB no Estado, Henrique Eduardo Alves, confirmou que o partido deve romper, nos próximos dias, com o Governo Rosalba Ciarlini, do DEM.  Essa é a principal manchete do Jornal de Hoje, e de vários blogs e meios de comunicação.

O secretário estadual de Trabalho e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro, indicação de Garibaldi Filho, já está de malas prontas para deixar o Governo Rosalba. “O secretário Luiz Eduardo (Carneiro) declarou que vai antecipar a sua saída. Se isso acontecer é um fato importante, é um secretário indicado pelo ministro Garibaldi Filho, e vai ser uma sinalização muito clara da posição de Garibaldi e isso acontecendo eu não posso ficar numa posição isolada contrariando toda uma manifestação que o partido está tendo. Vamos acompanhar o que vai acontecer”, afirmou Henrique Alves em entrevista ao Jornal 96, hoje pela manhã, na rádio 96 FM.

Carneiro estaria insatisfeito com os últimos cortes do Governo, que deixou o orçamento da pasta sem condições de trabalho. “Sinto isso (a opção pelo rompimento) dos prefeitos, dos vereadores, dos deputados estaduais, do ministro Garibaldi Filho. Então, chega uma hora que eu sozinho não posso arcar com essa responsabilidade de contrariar o que quer a base do PMDB”, explicou Henrique.

23 de agosto de 2013

MEC CONTEMPLA ACARI COM ASSESSORIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO‏


Acari está na lista de 10 municípios do Rio Grande do Norte contemplados pelo Ministério da Educação com assessoria técnica para elaboração dos planos municipais de educação. A escolha foi feita a partir de critérios preestabelecidos pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), que capacitou dois Avaliadores Educacionais (AEs) para execução da tarefa.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo secretário de Educação de Acari, Josias Ivo de Sousa, que estará participando nesta sexta-feira (23) do III Seminário da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação) em Natal a fim de receber maiores informações.

Os planos municipais elaborados com o assessoramento técnico seguirão as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), considerando as deliberações da Conferência Nacional de Educação de 2010.

Além de Acari, foram beneficiados pelo MEC os seguintes municípios: Natal, Mossoró, Viçosa, Ipueira, Fernando Pedrosa, Extremoz, Cruzeta, Lagoa de Pedras e Angicos.

CARNAÚBA DOS DANTAS: CONVITE MISSA DE 30º DIA

A família de Maria Salete Dantas (Salete de Pepé) convida parentes, amigos e as comunidades em geral para participaram da missa de 30º dia que será realizada na tarde deste Sábado dia 31 de agosto de 2013 as 16;00 horas na Igreja Matriz de São José, em Carnaúba dos Dantas/RN.

Desde já os familiares agradecem à todos que comparecerem a este ato de Fé e Solidariedade Cristã.

O CLIMA ESQUENTOU NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CRUZETA

Sessão da Câmara Municipal de Cruzeta - Foto: Juquinha JCN
Do lado de fora bicudos e bacuraus naquele clima - Foto: Juquinha JCN

Parecia uma sessão "normal" na Câmara Municipal de Cruzeta, o plenário estava lotado e do lado de fora muita gente veio prestigiar aquele momento.

O motivo maior de reunir tanta gente em uma sessão, foi o fato da discussão para a aprovação do projeto Regime Próprio de Previdência Social.

Durante as discussões o clima esquentou entre os vereadores da oposição e situação.

O projeto foi aprovado por cinco votos da situação e quatro da oposição.

Do lado de fora a presença da Polícia Militar para garantir a ordem entre as pessoas que estavam se estranhando em frente aquela casa de leis.

A sessão desta sexta-feira (23/08) promete aumentar ainda mais as o clima entre os vereadores da cidade de Cruzeta.

O REAL MOTIVO DAS PALMEIRAS DO CANTEIRO CENTRAL ESTÁ MORRENDO EM CRUZETA

Entre muita conversa e boatos e disse me disse resolvemos esclarecer os fatos mostrando o real motivo das palmeiras imperiais estarem secando, como algumas pessoas falaram que seria por causa do descuido.

Vejamos toda planta tem que ser plantada em local adequado, veja onde foi plantada as palmeiras, num canteiro feito sem estrutura para tal fim, em cima do asfalto e sem espaço no solo para expansão das raízes,  obra feita na gestão do ex-prefeito Sally, se alguém tem culpa é ele pela má execução da obra.
veja na foto abaixo onde foi plantado as palmeiras, em cima do asfalto, local inadequado.


COMO UMA PLANTA DESTE PORTE PODERIA SE DESENVOLVER? OLHA AI A VERDADE APARECENDO.

EX-PREFEITO SALLY USA ADVOGADO DO MUNICÍPIO PARA DEFENDE-LO EM PROCESSO

ex-prefeito de Cruzeta José Sally usou advogado do município em causa própria em Processo que respondia por Abuso de Poder, o Ministério Publico deverá analisar o fato. No mesmo processo o advogado Guerrison será notificado a OAB por falta de ética pois o mesmo tentou enganar o MP dizendo que não poderia comparecer pois tinha outra audiência no ministério do trabalho em caicó, onde foi pedido diligencia e foi constatado que o mesmo não faria parte processo referido e descoberto pelo MP de Cruzeta.





22 de agosto de 2013

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO SERIDÓ, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ESPORTE IRÁ REALIZAR O 1° AGITA SANTANA


Com o objetivo de reunir Santanenses em sua primeira edição o Agita Santana do Seridó, realizado pela Prefeitura Municipal através da secretaria de Esportes e lazer irá levar durante todo o dia de 1° de Setembro um importante projeto que visa à execução de atividades físicas para todos os munícipes, profissionais de Educação física irão ministrar atividades e realizar competições esportivas, o evento acontecerá no próximo dia 01 de Setembro com inicio às 8 horas da manhã no Centro Cultural Felino Ivo Bezerra e serão distribuídas 300 camisetas do projeto para seus participantes. O objetivo do projeto é incentivar a realização de atividades físicas, visando à melhoria da qualidade de vida da população e com certeza a idealização de um programa de Saúde preventiva, queremos com isso levar a mensagem que o esporte é vida é Saúde e com certeza irá melhorar ainda, mas a vida de nosso povo. Declarou o Prefeito Dril.

21 de agosto de 2013

NOTA À IMPRENSA

O Governo do Estado vem a público repudiar a tentativa de intimidação pessoal da governadora Rosalba Ciarlini por movimentos grevistas que foram até a residência oficial, de forma agressiva, intempestiva e desrespeitosa no intuito de impedi-la de exercer o direito constitucional de ir e vir; 

Os movimentos sociais que têm tomado as ruas do País são próprios da democracia, agora intimidar a Chefe do Executivo é uma postura antidemocrática  e, por isso mesmo, inconsequente; 

O Governo do Estado jamais se negou a debater com as diversas categorias do funcionalismo público do Rio Grande do Norte representadas por suas entidades sindicais, pelas quais reafirma respeito, mas exige igual tratamento; 

A Comissão Permanente de Negociação, autorizada pela Governadora através do decreto 23.513, de 19/06/2013, conhecida por todos os Sindicatos, é o fórum adequado para tratar dos assuntos em questão.       

Fazer piquete na residência oficial é muito mais do que uma provocação à pessoa da governadora e aos seus familiares. É a manifestação de uma prática intimidadora e intolerante, incompatível com o regime democrático, caro a todos os brasileiros; 

O Governo do Estado volta a apelar para o bom senso dos grevistas e reafirma sua disposição de negociar e debater dentro dos parâmetros da transparência e da responsabilidade e, especialmente, do desejo de avançar em nome da coletividade.

GOVERNADORA INAUGURA SAMU E ANUNCIA CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL EM CURRAIS NOVOS


O projeto de expansão do Samu Metropolitano teve sua primeira base inaugurada hoje (20), no município de Currais Novos. A governadora Rosalba Ciarlini esteve presente, acompanhada do secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Bessa. A governadora entregou  à nova base duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico, esta última já entra em funcionamento amanhã (21).

A nova base descentralizada atenderá não só a cidade de Currais Novos, como também outros sete municípios circunvizinhos da região do Seridó. Para Marcelo Bessa, a unidade “dará uma melhor condição de assistência pré-hospitalar para quem necessita do atendimento de emergência”.

O prefeito de Currais Novos, Vílton Cunha, ressaltou que o custeio do serviço não dependeu apenas dos recursos federais, estaduais e do município. Também “contou com a parceria e com o envolvimento de todos os outros sete prefeitos da região”. Segundo Vílton, a região esperava por essa inauguração desde o mês de janeiro, “temos que comemorar essa grande conquista do Seridó. Essa base descentralizada vai funcionar 24 horas, em um resgate, a diferença de apenas um minuto pode salvar uma vida”, disse o prefeito.

 A governadora Rosalba Ciarlini disse que a inauguração da unidade faz parte da realização de um sonho “sonhado por muitos”, e que “é recompensador participar de um momento assim, mesmo com todas as crises que passamos, todas as dificuldades que estamos vivendo, é bom saber que vamos salvar mais vidas com esta base de suporte”.

O programa de expansão do Samu prevê ainda a implantação de mais quatro bases descentralizadas: Caicó, Santa Cruz, Parelhas e Macau. Em 2011, apenas oito municípios contavam com a assistência emergencial do Samu Metropolitano, agora o número de cidades saltou para 42.  Segundo a governadora, esse avanço foi possível graças à união de forças. “Nós mostramos que o importante é o benefício dado à população e deixamos de lado qualquer outro tipo de questão que não fosse relacionada ao cidadão, e esta base é o resultado deste trabalho conjunto”.

VIVALDO DIZ QUE É UM POLÍTICO INDEPENDENTE E PARCERIA COM ROSALBA NÃO LIMITA ELE DE FALAR COM OUTROS POLÍTICOS


Também na entrevista o Papa Jerimum comentou o fato de alguns setores isolados da imprensa que disseram que o deputado não seria um bom aliado a Rosalba, pela razão de ter recentemente cumprimentado a ex-governadora Vilma em sua visita à Caicó. Vivaldo disse ter respeito por Rosalba, lembrou que é seu aliado, mas sempre foi um político independente e que isso não impediria de ter suas amizades com quem quer que seja. 

“Só tive um líder que foi Dinarte Mariz, este foi líder e ídolo e hoje está no céu. Sou um homem independente, sou seridoense e tomo as posições políticas que o povo me manda tomar. Não sou preso a ninguém, este é meu temperamento, meu estilo! Tenho o sangue do povo do Seridó. Eu apoio Rosalba Ciarlini, na assembleia participo dos projetos importes. Acho que a governadora tem a oportunidade de trazer projetos importantes como o SAMU, saneamento, a Barragem das Oiticicas, eu acredito nela. Mas isso não vai fazer que eu não possa ter minhas amizades. Tenho muito respeito por Rosalba, deseja que faça um bom governo, mas nunca deixarei de falar com Vilma, ou quem quer que seja, de fazer meus comentários, com medo de levar carão. Nunca levei carão!

MEMBROS DA EQUIPE DA ADESE SE REÚNEM COM O NOVO DIRETOR EXECUTIO PARA ELABORAR PROJETO


O Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), Petrúcio Ferreira, esteve reunido na tarde desta terça-feira (20), com a equipe de projetos da Agência para elaborar projeto. A reunião para a elaboração sobre o Projeto do Edital FNMA Nº 01/2013 foi mediada pela gestora ambiental da Agência Paula Salmana.

O projeto tem por objetivo formar agentes populares de educação ambiental na Agricultura Familiar e Implementar projetos comunitários de educação ambiental. O público alvo será jovens rurais e mulheres agricultoras dos municípios que fazem parte do Núcleo de Desertificação do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Sant’Ana do Seridó, Equador e Parelhas. A equipe do projeto é formada por um engenheiro florestal, Isaias Lucena, Técnico em Agropecuária, Fernando Araújo, tendo o prazo de envio final até o dia 24 de agosto.

VIVALDO COSTA SOLICITA CONSTRUÇÃO DOS ACESSOS VIÁRIOS DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE


O deputado Vivaldo Costa protocolou pedido na Assembleia Legislativa para que sejam construídos os acessos viários ao Aeroporto de cargas de São Gonçalo do Amarante. A implementação da malha viária permitirá um rápido acesso ao Aeroporto, um sonho muito antigo que vem se consolidando, com previsão para entrega da obra no início de 2014.

O Aeroporto de Cargas de São Gonçalo do Amarante promete desafogar o trafego aéreo do Aeroporto Internacional Augusto Severo. “Sem a implementação da malha viária esse sonho de décadas será convertido em pesadelo e certamente não há interesse que tal fato ocorra havendo, pois, a necessidade premente de construção, urgente, dos acessos ao referido aeroporto. Tenho certeza que este meu pedido, acatado por todos os deputados será executado”, destacou Vivaldo.

20 de agosto de 2013

PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS EXONEROU O REPÓRTER TOSCANO NETO DO CARGO DE ASSESSOR DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL

Toscano Neto
Na manhã desta terça-feira (20), o JCN conversou com o repórter Toscano Neto, sobre a sua saída da assessoria da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas. “Hoje pela manhã foi chamado na Prefeitura Municipal e quando cheguei lá me entregaram o oficio com minha exoneração do cargo de assessor de imprensa”, Falou Toscano Neto.

Toscano Neto é aposentado pela Prefeitura Municipal e desde o inicio da nova gestão o repórter exercia suas funções na parte da divulgação.

PREFEITURA DE PARELHAS OFERECE CURSOS DO PRONATEC A CERCA DE 360 ALUNOS‏


A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação, realizou na noite desta segunda-feira (19), no Ginásio de Esportes Ovídio Dantas, a aula inaugural de diversos cursos que serão realizados pela Prefeitura Municipal, em parceria com o PRONATEC e UFRN.

Os cerca de 360 alunos inscritos nos cursos de Libras; Recreação; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Contabilidade; Eletricista Predial de Baixa Tensão; Reciclagem; Ovinocultor; Forraginocultor; Cabeleireiro; Salgadeiro, Padeiro e Confeiteiro e Agricultor Familiar iniciarão as aulas a partir desta terça-feira (20).

Participaram da aula inaugural, os Secretários Alexandre Carlo (Assistência Social e da Habitação), Carlos Alberto Assis de Araújo (Turismo, Cultura e Esporte), Ivanilson Pereira de Araújo (Agricultura, Meio Ambiente e da Pesca) e Tarcisio da Costa Clementino (Saúde), os vereadores Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara), Francisco Genidson, Wellington Araújo, João Dantas, Antônio Januário Neto, representante da Escola Agrícola de Jundiaí, professores dos cursos, técnicos da Secretaria de Assistência Social e da Habitação e a Orquestra Sanfônica do Seridó de Parelhas.