31 de julho de 2013

FÁTIMA DEFENDE MAIS RECURSOS PARA AVANÇO DA EDUCAÇÃO NO IDHM


A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) ressaltou nesta terça-feira, 30/07, que os indicadores educacionais entre 1991 e 2010 divulgado na segunda-feira, 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), melhoraram no país, mas é preciso ampliar os recursos destinados a Educação.

De acordo com o relatório, em 1991, o Brasil possuía um IDHM em Educação de 0,279 e, ao longo de duas décadas, o país avançou 0,358 pontos, chegando a um índice de 0,637 em 2010, obtendo um crescimento de 128% no período.

Segundo a deputada, é inegável os avanços da educação na última década do governo do Partido dos Trabalhadores. “Estamos certos que precisamos investir cada vez mais na educação. Daí a necessidade de aprovar o Plano Nacional de Educação com um financiamento robusto, ou seja, 10% do PIB e os royalties para o setor, para que nos próximos 10 anos, avancemos cada vez mais no que diz respeito a universalização e ampliação do acesso a educação,  com um  ensino de qualidade e valorização do professor brasileiro”, disse.

O IDHM adapta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para a realidade dos municípios, de acordo com as especificidades locais. Para o cálculo são consideradas três dimensões: educação, longevidade e renda. Na comparação entre os dados de 1991 e 2010, o IDHM no Brasil subiu de 0,493 (baixo) para 0,727 (considerado alto), obtendo avanço de 47,5% em duas décadas.  Quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento do município.

O PREFEITO NENA DANTAS RECEBE UMA ENCHEDEIRA PARA CRUZETA




O prefeito Nena Dantas recebeu na capital do estado, Natal/RN, mais uma maquina para o quadro de veículos pesados do município, o veiculo é uma carregadeira Liebherr 538 do programa PAC 2 do Governo Federal. Nena ainda frisou que sempre continuará procurando recursos, emendas e convênios para Cruzeta, pois esse é seu papel.

30 de julho de 2013

PEDIDO DO DEPUTADO VIVALDO SERÁ ATENDIDO E ASSEMBLEIA ITINERANTE ACONTECERÁ EM CAICÓ


O deputado Vivaldo Costa (PR) em conversa com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), pediu para que aconteça em Caicó o Projeto Assembleia Itinerante. A iniciativa tem com o objetivo levar os trabalhos parlamentares aos municípios-pólo do Rio Grande do Norte, com a realização de sessões plenárias e audiências públicas, aproximando o Legislativo ainda mais da população. O pleito será atendido e foi marcado para os dias 11 e 12 de setembro.

Vivaldo disse que será uma oportunidade do povo caicoense conhecer de perto o legislativo estadual. “A finalidade desta visita é para debater os problemas da região. Além da Assembleia Cultural que os artistas irão apresentar seus valores, a assembleia cidadã também virá para prestar seus serviços sociais a todos. Será um acontecimento importante para nossa região”. 

Outro apelo feito pelo Papa Jerimum foi que durante a os shows que são realizados na Assembleia Cultural, artistas, não só de Caicó, mas de todas as cidades do Seridó possam mostrar seus talentos.

29 de julho de 2013

VIVALDO COSTA PRESTIGIA TRADICIONAL PROCISSÃO DE SANTANA EM CAICÓ


Um mar branco tomou conta das ruas de Caicó na tarde deste domingo (28) em honra a padroeira do Seridó. O deputado Vivaldo Costa, ao lado dos vereadores Ivanildo do Hospital e Alisson do Carro Social, além de amigos e correligionários, acompanharam de perto a grande procissão de encerramento da Festa de Santana.

Como faz tradicionalmente, Vivaldo fez questão de percorrer parte do cortejo perto do andor que levava a imagem de Santana. “É uma demonstração de fé ver milhares de devotos expressando sua devoção a Santana, a nossa avó, que é mãe duas vezes. É com este amor de mãe que Santana abençoa o povo de Caicó e do Seridó. É sempre uma emoção chegar perto dela, contemplar sua beleza. Isso nos enche de alegria”, contou. 


O administrador diocesano Padre Ivanoff e todo clero, além da governadora Rosalba Ciarlini, e outras autoridades acompanharam a procissão. Segundo a polícia a estimativa de público foi de 65 mil fiéis nas ruas de Caicó.

28 de julho de 2013

FLASHES DO JANTAR DA MISS SERIDÓ 2013 EM CARNAÚBA DOS DANTAS

PREFEITO SÉRGIO EDUARDO E ESPOSA PARTICIPAM DE EVENTO SOCIAL


O Prefeito Municipal de Carnaúba dos Dantas, Sérgio Eduardo, esteve participando na noite deste sábado (27), ao lado de sua digníssima esposa Vick Bezerra e filhos, do jantar de confraternização da jovem Délis Luana eleita Miss Seridó 2013.

Na festa registramos as presenças; da vice-prefeita Nana Medeiros, Secretário de Turismo Marcos de Elita, vereadores e demais autoridades locais.





SOCIEDADE CARNAUBENSE PRESTIGIA JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DA MISS SERIDÓ 2013

Na foto: Mister Seridó e a Miss Seridó 2013












Na noite deste sábado (27), aconteceu nas dependências do (CEJUC), o jantar de confraternização da Miss Seridó 2013, Délis Luana.

O evento reuniu familiares, amigos, autoridades e diversas representações de outras cidades da região do Seridó.

JOVENS CARNAUBENSES NO JMJ RIO 2013









Matéria: Rúbia Raquel via Jornal JCN - Fotos Facebook 

No último dia 19 de julho (sexta-feira), 29 carnaubenses partiram rumo ao JMJ Rio 2013. Saíram de Carnaúba dos Dantas fazendo uma grande festa e cheios de esperança para viver um momento único na vida deles, a primeira Jornada Mundial da Juventude realizada no Brasil.

Antes de participar da Jornada no Rio de Janeiro, os nossos peregrinos tiveram o grande prazer de passar alguns dias em Cachoeira Paulista, participando de pregações com Padre Alessandro, Padre Adriano, Luzia Santiago, assistiram missas presididas pelo Bispo de Lorena Dom Benedito Beni no sábado e no domingo missa com Padre Roger Luís. Ainda no sábado os jovens tiveram a oportunidade de participar do show com Dunga (noite) e no domingo, do show com Eugênio Jorge (tarde) e Amor e Adoração (noite).

Na segunda-feira (22/07/2013) os peregrinos passaram o dia em Aparecida do Norte, se encantando com as bênçãos recebidas e com a beleza da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Foram momentos marcantes na vida de cada um deles.

Na terça-feira (23/07/2013) viajaram para o Rio de Janeiro rumo à JMJ Rio 2013, permanecendo lá até o dia 28/07/2013, quando tem o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, retornando para Cachoeira Paulista onde passarão até quarta-feira, chegando a Carnaúba dos Dantas na quinta-feira (01/08/2013)! Os familiares e toda a comunidade carnaubense se unem em oração pelos nossos peregrinos, para que possam ser renovados na fé e na esperança e estão esperando todos com grande alegria!

EM MISSA, FRANCISCO PEDE AOS JOVENS QUE TRANSMITAM A EXPERIÊNCIA DA JMJ


O Papa Francisco pediu aos jovens na manhã desta domingo (28) que façam discípulos em todas as nações e transmitam a experiência vivenciada na Jornada Mundial da Juventude a outras pessoas. Ele voltou a dizer que é preciso ir sem medo para servir. "Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes", afirmou (veja a homilia no vídeo ao lado e leia a íntegra no final da reportagem ou aqui).
"A experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês. Seria como cortar o oxigênio a uma chama que arde. A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história", disse o religioso.
"Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor", completou.

RAFAEL MOTTA PARTICIPA DA MISSA DE ENVIO CELEBRADA PELO PAPA FRANCISCO EM COPACABANA


Vereador Rafael Motta, que representa os jovens parlamentares na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, participou da Vigília na noite deste sábado e na manhã deste domingo assiste à celebração da Missa de Envio, na Praia de Copacabana.

Ex-subsecretário de Juventude do Rio Grande do Norte, Rafael Motta foi convidado a participar da Jornada pelo padre Sávio da Costa Ribeiro, coordenador Nacional da Semana Missionária da JMJ 2013 e pelo pároco de Candelária, padre Júlio.

27 de julho de 2013

MAIS UM TRECHO EM SERVIÇO DA AV. DR. SILVIO BEZERRA DE MELO EM CRUZETA


Seguindo na operação tapa buraco, mais um trecho da avenida Dr. Silvio Bezerra sendo concluída, desde março a prefeitura municipal vinha tentando conseguir o material asfáltico para conclusão da obra, mais devido à falta só agora foi disponibilizado para que fosse feito o serviço, o Prefeito Nena Dantas disse que sempre estará atendo para serviços de manutenção da cidade e que sempre percorre as ruas para ver como anda os serviços prestados a comunidade, e que, não é nada mais que seu dever cumprir o papel que foi confiado pela população.

PREFEITURA DE CRUZETA INICIA TRABALHO DE MANUTENÇÃO DA AV. DR. SILVIO BEZERRA


 Prefeitura de Cruzeta deu inicio nesta manhã a operação tapa buracos na avenida Dr. Silvio Bezerra de Melo, Avenida que corta a cidade, o trabalho continuará por toda semana.

MAJOR DA PM DA PARAÍBA CONFIRMA LIBERAÇÃO DA RODOVIA 151


O Major da Polícia Militar da Paraíba concede entrevista exclusiva ao repórter, Anderson Dantas (Jornal JCN), onde o mesmo repassou as informações de que a rodovia 151 que liga Carnaúba dos Dantas a Picuí/PN foi liberada nesse momento.

APAMI DE CARNAÚBA DOS DANTAS REALIZOU A ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA (2013/2015)


Conforme já havia sido amplamente divulgada em edital, a APAMI - Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância, de Carnaúba dos Dantas, entidade criada na comunidade pelo saudoso Dr. Anatólio Cândido de Medeiros, realizou a sua eleição para renovação da mesa diretora para o biênio 2013/2015.

Bastante tranquila, a eleição contou com a participação dos sócios da entidade, que gere o Hospital Dr. Anatólio Cândido de Medeiros. Apenas uma chapa concorreu ao pleito. O prefeito e médico Dr. Sérgio (PSB), chefe de gabinete Marcos de Elita e Vereadora Marli (PSB) prestigiaram o evento.

Depois do escrutínio tranquilo, a nova diretoria ficou assim constituída:

PRESIDENTA: MARIA DO SOCORRO MEDEIROS (CORRINHA)
VICE-PRESIDENTA: MARIA DAS VITÓRIAS BEZERRA DE OLIVEIRA (VICK)
SECRETÁRIA: MARIA FRANCISCA DANTAS
2ª SECRETÁRIA: IVETI SUELI DE MEDEIROS DANTAS
TESOUREIRO: GUILHERME MEDEIROS
2º TESOUREIRO: MARILENE SOARES

A posse dos eleitos ainda não foi marcada, mas será feita brevemente.

Desejamos assim que a nova diretoria consiga realizar um bom trabalho em favor daquela instituição, que há quase cinquenta anos presta serviços à comunidade carnaubense.

A senhora Sivaneide Raposo da Câmara deixa o seu mandato depois de dois anos a frente da instituição de saúde.

26 de julho de 2013

MANIFESTANTES RECEBERAM MAJOR DA PM DA PARAÍBA PARA TENTAR NEGOCIAR











Na tarde desta sexta-feira (26), o Major da Polícia Militar da Paraíba (Galvão), esteve no local da manifestação tentando negociar com o líder do protesto, Rotedan Ferraz e demais membros.

Os manifestantes ouviram o Major que se prontificou de formar uma comissão para falar com o setor competente do governo da Paraíba. 

Foram mais de uma hora de conversa e no final os manifestantes decidiram permanecer com o protesto na rodovia 151 que liga Carnaúba dos Dantas a Picuí.

Nessa mesma tarde de sexta-feira (26), os manifestantes fecharam o último acesso pelo Povoado Ermo, que liga Frei Martinho a Picuí/PB.

“Reafirmo perante todos vocês, só vamos liberar a pista quando tivemos uma certeza concreta que vão construir a rodovia”, diz Rotedan Ferraz ao JCN.

“ME PERDOEM, MAS NÃO CONTEM COMIGO DESSA VEZ PRA DISPUTAR CARGO EM 2014”, DIZ GARIBALDI FILHO


O ministro da Previdência, Garibaldi Filho recebeu o Blog do Marcos Dantas nesta manhã de sexta-feira (26), para uma entrevista que durou cerca de meia hora. No restaurante do Hotel Picanço, onde está hospedado desde esta ontem com a esposa Denise e assessores, Garibaldi Filho falou das ações no ministério até das articulações para as eleições de 2014. Considerada a maior liderança do PMDB do Estado, Garibaldi confirmou que não colocará seu nome a disposição do partido para a disputa de nenhum cargo no próximo ano.

Indagado se esse seu comportamento frustraria as expectativas de seus aliados, que vinham no seu nome uma chance do PMDB vencer o Governo, Garibaldi disse falar com o coração. “Eu analise isso e resolvi ser muito sincero, desde o inicio do processo porque o pior é você alimentar a expectativa, e se eu alimento isso e de última hora resolva atender a um sentimento meu, de que realmente já fui governador duas vezes e não puder atender as expectativas, o melhor é dizer logo”, explicou.

Garibaldi chegou a pedir perdão a quem vem defendendo sua candidatura ao Governo, mas resolveu ouvir a voz do coração. “Peço perdão as pessoas que acreditam que eu possa vir a ser um governador, mas não contem comigo dessa vez pra isso. Contem comigo no palanque, com a minha presença, com o que eu puder dar a luta pelo partido ou coligação, em favor do Estado. Os políticos são conhecidos as vezes por terem uma atitude cautelosa, antes do processo iniciar. Eles não sabem bem o que as pesquisas dirão, aí ficam esperando pelas pesquisas. No meu caso eu já estou adiantando uma coisa que eu estou sendo muito fiel as pessoas que confiam em mim”, finalizou.

VICE-GOVERNADOR PARTICIPA DA FEIRINHA DE SANT’ANA EM CAICÓ













O vice-governador Robinson Faria(PSD) participou na tarde desta quinta(25) da Feirinha de Sant’ana no município de Caicó. Acompanhado pela ex-candidata a prefeita da cidade, Francielle Lopes, e de prefeitos e vereadores da região do Serido, Robinson caminhou pelas barracas montadas ao longo da praça Monsenhor Walfredo Gurgel.

“A Feirinha de Sant’ana em Caicó é um dos momentos mais tradicionais desta grande festa da fé e do reencontro do povo seridoense. Participo há muitos anos e a cada nova edição percebo a grandeza e o envolvimento de toda a cidade. Agradeço com especial carinho a todos os amigos que tenho na região pela excepcional recepção em 2013”, comentou Robinson.

VIVALDO COSTA PRESTIGIA FEIRINHA DE SANTANA AO LADO DE AMIGOS E DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA RICARDO MOTTA


Famílias, políticos, devotos e visitantes lotaram as ruas próximas a Catedral de Santana para mais uma Feirinha da Padroeira do Seridó. Vivaldo Costa (PR), como faz todos os anos, prestigiou o tradicional evento acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN).





Ricardo Motta disse que não poderia chegar a Caicó se não fosse acompanhado do amigo e conselheiro Vivaldo Costa. “É um momento de reflexão para que dias melhores possam vir. Sabemos das dificuldades que atravessamos, mas temos confiança e estamos bastante otimistas através dos recursos aprovados pelo poder legislativo liberado pelo banco mundial. Aproveito para mandar meu abraço ao povo do Seridó, aqui estou com o deputado Papa Jerimum, um grande amigo conselheiro”. 

O Papa Jerimum reencontrou com aliados e adversários políticos e lembrou que durante a festa de Santana só existe um partido que é o da fé na avó de Jesus. Vivaldo saudou a todos os devotos e visitantes que chegam a Caicó. “A Festa de Santana é a logomarca principal da cidade de Caicó. Alegria é nosso carnaval, fé é a festa de Santana, uma das maiores do Brasil. É marca registrada de solidariedade, reencontro das famílias. Os caicoenses ausentes se encontram, as famílias se reúnem aos pés de Santana. Registro a presença do Presidente da Assembleia Ricardo Motta, um homem que quer bem ao povo do Rio Grande do Norte. Aqui pude rever diversos companheiros de luta, bem como amigos que hoje caminhamos em barcos contrários, mas pude perceber que o pensamento é único, que a união em prol de Santana é o que prevalece”.

Vivaldo participará ainda da novena de Santana e da sua grande procissão.