28 de setembro de 2011

PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA 2012 FOI APRESENTADA PARA A POPULAÇÃO DE PARELHAS ANTES DE SER ENVIADA PARA A CÂMARA‏


Na noite de ontem, 27 de setembro, muitas pessoas se fizeram presentes no auditório da MK Informática para participar da apresentação da Proposta de Orçamento 2012 para o Município de Parelhas, que será encaminhada na sexta-feira, dia 30 para a Câmara Municipal para ser analisada e votada pelos Vereadores.

O processo de construção da proposta iniciou-se em 2 de abril deste ano, quando o Prefeito Francisco Medeiros, acompanhado por Secretários e Vereadores percorreu vinte e uma Comunidades Rurais de Parelhas para ouvir os pedidos de melhorias que a população tinha a fazer.

Várias instituições e representantes de Associações receberam o convite e tiveram a oportunidade de ouvir pelo rádio a convocação para a apresentação do Orçamento. Anadilia Maria de Araújo é Conselheira Tutelar e compareceu a apresentação. Em entrevista revelou o que achou da atitude da Prefeitura: “A transparência no qual o poder público está passando para a sociedade e a importância que a sociedade tem em contribuir ajudando o poder público. A gente poder conhecer como uma cidade é governada e conhecer o que pode ser feito durante o ano. Saber o que pretendem fazer. Esse momento seria bem mais importante para o município de Parelhas se principalmente se os representantes do povo estivessem participando, porque nós como representantes temos que estar presentes, pois este é o momento social. Todas as propostas têm sua importância para beneficiar cada cantinho do município, na saúde, na educação. Enfim, no geral, que a gente pôde analisar e saber trabalhar junto com o poder público”.

A proposta se trata de uma estimativa dos gastos previstos para o ano de 2012 com base na Lei Orçamentária Anual. Nesta quantia estão previstas também Emendas Parlamentares, que neste caso são verbas Federais encaminhadas pelos Deputados.

O Projeto de Lei N° 018/2011 apresentado ontem e que tem até o dia 15 de dezembro para ser aprovado pela Câmara prevê uma receita de R$: 29.400.00,00 para o ano de 2012. Quem esteve presente pode compreender quais despesas entraram no calculo que levou a Secretaria de Planejamento a apresentar esse número. Na oportunidade o Prefeito Francisco e o Secretário Joadi Nogueira responderam a questionamentos levantados por pessoas que estiveram presentes em relação à arrecadação, sobre como os impostos são convertidos em investimentos para o município, desvio de verba, pagamento de funcionários e também sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Presidente da Associação Beneficente Virgem dos Pobres, o Senhor Klécio Virgílio fez um balanço da reunião: Eu achei o quanto é importante a participação popular, porque todo mundo reclama que não é convidado para isso, que não recebeu aviso. Mas, ta aqui! A prova foi isso. Enviaram convites e divulgaram no rádio. Representantes de Associações e principalmente Vereadores, todos deveriam estar aqui. Discutir o orçamento é importantíssimo. Ele é um projeto do que vai ser gasto no próximo ano, o que a Prefeitura tem condições em termo de arrecadação e de despesas. Tudo isso necessita de participação popular para decidir.

Nenhum comentário: