1 de junho de 2011

GARIS VÃO A JUSTIÇA CONTRA A PREFEITURA DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN

Fotos: Jornal JCN

Garis da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, procuraram a nossa reportagem para reclamar seus direitos que estão sendo negados pela Prefeitura. E o pior: estão sendo ameaçados de serem suspensos.

O funcionário Claudio falou a nossa reportagem em nome dos demais prejudicados.

Chagas Silva: O que é que esta acontecendo em relação a Prefeitura e a insalubridade de vocês?

Claudio: Depois que assinamos o direito de posse, ficou para recebermos os 40% da insalubridade e a prefeitura não esta cumprindo com um compromisso assumido com a gente

Chagas Silva: Quer dizer que a Prefeitura não esta pagando esse direito a vocês, se isso é um direito legitimo e esta na trabalhista?.

Claudio: É isso mesmo, inclusive, já veio uma empresa ligada ao sistema SESI fazer a perícia aqui e fazendo inclusive fotos da turma, já faz mais de dois meses e essa empresa ainda não enviou o laudo, a Prefeitura já fechou a folha desse mês e já foi dito que não vai pagar a insalubridade.

Chagas Silva: Vocês já procuraram a Prefeitura ou algum secretario para resolver esse impasse?

Claudio: Já, já perguntamos ao Secretario de obras e ele disse que não vai sair e nós continuamos a esperar pra vê o que vai acontecer.

Chagas Silva: Mas, por que não vai sair se é um direito, se está na Lei e por que não pagar se é um direito sagrado?

Claudio: É isso que agente quer saber do prefeito, já que é um direito nosso por que não pagar, nós trabalhamos na coleta do lixo, pegamos o lixo hospitalar que não era para nós estarmos pegando , e também temos o direito a periculosidade, já que trabalhamos com carro aberto (Caçamba), eu mesmo já sofri duas quedas dessa caçamba.

Chagas Silva: Comigo aqui na emissora estamos com um time composto por 11 garis do município, todos na mesma situação, eu pergunto; qual o caminho, o destino que vocês vão seguir para tentar reverter essa situação?

Claudio: Vamos procurar a Promotoria de Justiça para vê se resolve esse impasse, mas, também tem outra coisa, outro detalhe, estão determinando pra gente trabalhar no domingo já que tem a feira livre, o pessoal que se negar a vir no domingo eles estão dando suspensão, isso é hora extra, nó já trabalhamos de segunda a sexta feira as 40 horas, que é o que determina a lei, mas estão dando suspensão em quem não trabalhar no sábado e no domingo, não somos obrigados a trabalhar esse dias, não assinamos nenhum termo dizendo que somos obrigados a trabalhar aos sábados ou domingos.

Chagas Silva: Quer dizer que estão obrigando vocês a trabalhar aos domingos, se não comparecer será suspenso, baseado em que?

Claudio: É, leva suspensão e com ignorância, perguntamos ao Secretario para saber qual era o argumento para eles dizer que se não trabalhas aos domingos ser suspenso, sabendo nós que é apenas hora extra.

Outros funcionários também falaram a nossa reportagem.

Chagas Silva: Qual o seu nome?

Jucilanio: Você estava falando comigo a respeito de dois coveiros, você falou que era necessário um e contrataram dois esses que foram contratados, são concursados?.

Jucilanio: Não e já entraram tendo direito aos 40% de insalubridade, coisa que agente que é concursando não temos, alegaram que contrataram uma empresa para fazer uma auditoria e até hoje ficam empurrando e dizendo que o laudo não veio e só que apanha somos nós que sofremos no bolso no final do mês.

Chagas Silva: Ao meu lado tem 11 pessoas querendo procurar o Ministério Publico, formem uma comissão dói ou três no Maximo e podem procurar a Justiça em nome da categoria, o que a Justiça decidir pra um será decido pra todos.

Jucilanio: Vamos agora, até porque era pra ter ido ontem.

PS: E agora José? Dizer o que, quem reclama tem suas razões e não sou eu quem vai dizer o contrario, o ouvinte sabe e é consciente que quando reclamamos aqui, é em defesa da sociedade carnaubense, se não se trata o funcionalismo com respeito esse por sua vez fica insatisfeito e não vai testar um bom, serviço a comunidade que por sua vez também vai reclamar seus direitos e, isso acaba virando uma bola de neve sem fim, enquanto isso, o poder público cruza os braços e deixa que os problemas se acumulem e o povo que será as conseqüências.

A Câmara Municipal sendo um instrumento fiscalizador do executivo, tem por obrigação cobrar e exigir que esse faça a sua parte e cumpra com suas obrigações, mas, infelizmente não é isso o que acontece na nossa Carnaúba, é Lamentável, pra não dizer vergonhoso o que acontece em nosso município.

Nenhum comentário: