28 de setembro de 2012

RELEMBRE: ESTÃO ASSASSINANDO NOSSOS BONS PROGRAMAS CULTURAIS???


Bons tempos aqueles! Por longos anos Carnaúba dos Dantas/RN foi um celeiro cultural, onde a mais pura arte surgia e brotava, regada por competentes instrutores e voluntários que faziam o diferencial cultural da Região do Seridó e do Rio Grande do Norte. Verdade!!! Por anos seguidos fomos o grande exemplo cultural do estado norteriograndense.

Aqui na nossa cidade existiam duas excelentes e famosas Quadrilhas estilizadas, “Arraial Estrela Guia” e ”Arraial Raio de Luz”, honrosamente comandadas por Juquinha e Branquinha, que orgulhavam a todos e primorosamente representaram nossa cidade em eventos juninos da região, e até grandes festivais estaduais, esbanjando a alegria e o talento das jovens mocinhas e rapazes carnaubenses que tinham forte laço com a cultura carnaubense. Além disso existiam diversas quadrilhas improvisadas nos Arraiás da cidade, como é o caso do Arraiá do Gafanhoto, na Rua Tonheca Dantas, com a saudosa Sueide e equipe; Arraiá da Amizade, na Rua 7 de setembro, com Edilma, Neco e equipe; Arraiá do Reencontro, na Rua da Rodoviária, com Basto, Marli e equipe; Arraiá do Monte do Galo, com Dué, Jalma eequipe; Arraiá da integração , com Gracinha de Marieta e o Bloco Só Nós 10. E o povo, durante o mês de junho venerava os três santos, pacificamente, expressando uma cordialidade de irmãos nessas festas sem drogas ou violência.

Tivemos Festivais de Grupos de Dança e Teatro. Encontros de Bandas de Música. Apresentação de Ballet e Orquestra Sinfônica. Escambo de Teatro de Rua, Grupo Sertão Vivo de Teatro, Cia. Teatral Trilhas & Tralhas, e Bandas de Reggae, gratuitamente, nas ruas da cidade. Carnaúba respirava ARTE, a CULTURA morava nas nossas casas! E foi aí que ganhamos notoriedade com grandes matérias na mídia nacional: Programas, como FANTÁSTICO e ME LEVA BRASIL, na Rede Globo; Documentário, na TV RECORD; Matérias na TV CABUGI, TV PONTA NEGRA, TV UNIVERSITÁRIA e outros, pois fomos notícia nos Canais de Televisão do Ceará e Paraíba.

Quem não lembra do GRUPO DE PERCUSSÃO MENINOS DE CARNAÚBA, do GRUPO DE TEATRO GARGALHADAS, além do PETI PLATÉIA, que sob a orientação de instrutores como Vítor, Gonga, Juquinha e Pepeto romperam as fronteiras do nosso pequeno município, saindo para Pernambuco, Paraíba e Ceará, e abrilhantaram grandes encontros no CEFET/RN e Universidade Federal, em Natal/RN. Ou ainda, nos orgulharam fazendo o Show Cultural do Encontro Brasileiro de Secretários de Turismo, realizado no Grande Hotel Pestana – Natal/RN, para delegações de Turismo do Brasil inteiro.

Reavivemos nossa memória! Dá alegria e saudade dos espetáculos do AUTO DE NATAL, que resgatavam o nosso quase desaparecido Pastoril, e com atores, dançarinos e capoeiristas treinados aqui no nosso meio, exibiram por anos seguidos espetáculos grandiosos, como O AUTO DO MENINO DEUS, frente a Igreja de São José; O AUTO DE CHICÓ E CATIRINA, que resgatava a Literatura de cordel, além de outros bons espetáculos, que emocionaram o nosso povo, em cenas como a “entrada de Cristo” ou o “abraço de Nossa Senhora das Vitórias em seu filho”… Bons tempos aquele !!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

ai juquinha me deu até saudade desse tempo. mas quanto tida ganhar, se deus quizer nos teremos esses eventos de novo, pois zeca gosta de carnaúba e vai ajudala a restabelecer tudo isso. carnaúba precisa de uma melhor qualidade na educação, está 0... os jovens não tem oportunidades e algumas escolas estão indo de mal a pior. SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

hahahahahah quando o quer.hahahaaa quando tida canha o quer. hahahahaha

Anônimo disse...

este primeiro comentario esta equivocado,eu acho,quando fala na educação pois tem muitos jovens e adultos daqui estudando em ifrn,ifpb,faculdade etc,e a maioria sairam das escolas publicas do nosso municipio quer seja municipal ou estadual,isto é uma educaçao de má qualidade? flavio lucio

Unknown disse...

Genteee que saudadeees desse tempo,apareço em algumas fotos,como músico e ator,isso não poder ser "assassinato" Cultura é vida..

Ítalo Stephane..